A segurança é um dos temas mais pautados nos debates públicos, pois todos sabem sua importância dentro do cenário político, já que ela é essencial para o bem-estar de uma população. Sua importância é ressaltada por Léo da Silva, o qual afirma que ela é um dos postes que iluminam uma nação que pretende caminhar para o desenvolvimento.
Sabe-se que algumas medidas básicas devem ser tomadas, como serviços de iluminação pública, conservação de vias, parques e praças e pela coleta regular de lixo, por exemplo. Entretanto, atitudes mais técnicas devem ser elaboradas, como em um município de São Paulo, onde a prefeitura colocou 42 câmeras de alta definição instaladas em pontos estratégicos e nas entradas da cidade, que além de monitorar as principais vias, também tem um sistema chamado OCR (Optical Character Recognition) que permite tais câmeras identificarem placas de carros roubados.
Em relação a isso, minha proposta além da implantação deste mesmo sistema OCR em Paraíso, é de também integrar um outro sistema chamado (CGM), que trata-se de uma parceria entre a prefeitura e a sociedade. Nesta modalidade de vigilância, câmeras particulares de residências, empresas e comércios são integradas ao Setor de Inteligência da (GCM) com o propósito de monitorar e melhorar a segurança nas várias áreas da cidade. Essas câmeras subsidiam informações que podem ser integradas com o sistema de segurança criado pelo município. No momento em que as câmeras particulares são cadastradas no sistema, a confidencialidade também é garantida.
Comments